Desenvolvedoras querem aumentar o preço dos jogos para PS5 e Xbox Series X
A 2K Games foi a primeira desenvolvedora a divulgar um aumento no preço dos jogos para a PlayStation 5 e Xbox Series X, mas há mais desenvolvedoras que querem fazer o mesmo.
Esta semana a 2K Games revelou as várias edições de NBA 2K21 e ficou claro que as versões para o PlayStation 5 e Xbox Series X vão ser 10 dólares mais caras nos Estados Unidos, ou seja vão custar U$69,99 em vez de $59,99.
De acordo com a firma IDG Consulting, em declarações prestadas ao GamesIndustry, há outras editoras considerando aumentos de preço nos jogos. O motivo que fomenta o aumento são os custos crescentes de desenvolvimento de jogos.
“A última vez que houve um aumento de preço nos jogos de nova geração foi em 2005 e 2006, quando passaram de U$49,99 para U$59,99 no início da Xbox 360 e PS3,” disse Yoshio Osaki, CEO da IDG.
“Durante esse período, os custos e preços noutras verticais afiliadas subiram,” explicou. Yoshio Osaki refere um aumento entre 200 a 300 porcento nos custos de produção, dependendo do estúdio, a propriedade envolvida e o gênero. Apesar disto, os preços dos jogos permanecem iguais.
Sustentado o seu argumento, Yoshio Osaki dá o exemplo do que aconteceu em outros tipos de entretenimento, como o preço da inscrição na Netflix, que também aumentou, bem com os bilhetes de cinema e os pacotes de TV por assinatura.
O aumento de U$59,99 para U$69,99 representa um aumento de 17 porcento, que continua a ser mais baixo do que o aumento em outros tipos de entretenimento, justifica Osaki.
“A IDG trabalha com todas as grandes editoras e as nossas comunicações indicam que outras editoras também estão a explorar o aumento do preço de certas franquias na próxima geração, pelas mesmas razões já tidas.”
Ao que parece, nem todos os jogos vão sofrer esse aumento de preço, apenas franquias AAA.