Walt Disney Animation Studios

Disney não irá mais distribuir mídias físicas em toda América Latina

0
1158

Caros amigos colecionadores de todo o Brasil, hoje temos uma notícia muito ruim pra vocês. Como o título da matéria diz, a Disney não irá mais distribuir mídias físicas em nosso país e em toda América Latina.

O contrato de distribuição para mídia física da Disney com a Cinecolor, empresa responsável por essa tarefa, será encerrado ainda este ano. A partir de novembro não haverá mais uma empresa oficialmente licenciada para marketing e distribuição de DVDs e Blu-rays no Brasil.

O mesmo vale para toda a América Latina. Sendo assim, a Cinecolor deverá deixar suas atividades com a Disney em todos os territórios em que atua hoje até o final de outubro. México, Colômbia, Argentina, Chile, Peru e Brasil começam a dar adeus aos produtos da empresa de forma abrupta e sem a perspectiva de que um dia voltemos a encontrar mídias físicas nas lojas.

Não há nenhuma perspectiva de que outra empresa vá assumir as atividades desempenhadas hoje pela Cinecolor. Muito pelo contrário, com a chegada da plataforma de streaming da Disney, o aguardado Disney+, que já teve seu lançamento confirmado para 17 de novembro no Brasil, dificilmente a companhia deve mudar sua decisão de retirar as mídias físicas do mercado latino.

Com isso, a empresa do Mickey procura forçar a adesão de todos ao seu serviço de distribuição digital, fazendo com que todos consumam os seus produtos através do modelo de negócios online.

Algo semelhante já foi noticiado nos Estados Unidos envolvendo a distribuição de Blu-rays 4K, mas para nós, da América Latina, tal decisão terá um peso ainda mais impactante, uma vez que ficamos sem qualquer outra opção, a não ser partir para a importação, que vai sofrer com a demora na entrega e o risco de cobrança de impostos e taxas.

Dessa forma, produções da Disney, Star Wars, Marvel, Pixar e Fox não terão seu lançamento em DVD e em Blu-ray no nosso país a partir de novembro de 2020. O impacto dessa decisão é avassalador para a comunidade de colecionadores e a amantes do mundo mágico de Walt Disney.

Deixe uma resposta