Segundo o CADE, Uber não reduziu número de corridas de táxis

0
473

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) divulgou um estudo que analisa o impacto do Uber sobre as corridas de táxis tradicionais.

O órgão que pertence ao Ministério da Justiça, afirma que o uso do aplicativo de caronas pagas não provocou alteração no volume das corridas dos táxis.

uberxtaxi

O estudo feito entre outubro de 2014 e maio de 2015 considerou dois grupos de usuários: o primeiro, que compreende as cidades onde o Uber já atua (Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo) e o segundo grupo, nas cidades onde o Uber ainda não opera, cidades como Porto Alegre e Recife por exemplo.

A principal estratégia de pesquisa foi comparar os números de pedidos de chamadas do Uber com os aplicativos mais utilizados para corridas de táxi, o 99Taxis e Easy Táxi. O objetivo era verificar se as corridas do Uber apresentaram algum grau de substituição ou mesmo exercido algum tipo de rivalidade e o resultado da analisé foi surpreendente:

“[…] A análise do período examinado, que constitui a fase de entrada e sedimentação do Uber em algumas capitais, demonstrou que o aplicativo, ao contrário de absorver uma parcela relevante das corridas feitas por taxis, na verdade conquistou majoritariamente novos clientes, que não utilizavam serviços de táxi. Significa, em suma, que até o momento o Uber não “usurpou” parte considerável dos clientes dos taxis nem comprometeu significativamente o negócio dos taxistas, mas sim gerou uma nova demanda.”

Com isso, cai por terra os argumentos usados pelos taxistas de que o Uber estaria “roubando” o sustento e o emprego de milhares de motoristas de táxi. O que vemos é que o aplicativo apenas veio para atender uma demanda até então reprimida, daqueles usuários que não faziam o uso do táxi.

Fato é que estamos em um país “livre”, onde o monopólio não pode existir, então porque não aceitar a concorrência do Uber? Concorrência que conforme podemos ver no estudo do CADE não afeta significativamente a classe dos taxistas e que inclusive tem sido benéfica a parte dos motoristas de táxi, que estão procurando se modernizarem a maior exigência dessa nova game de clientes.

O estudo completo, sobre o impacto do Uber sobre as corridas de táxis pode ser visto na íntegra clicando aqui.

Deixe uma resposta