Black Friday – 5 dicas para não cair em golpe!

2
995

Black Friday está mais próxima do que você imagina! Ela ocorrerá na madrugada do dia 25/11 para o dia 26/11 estendendo-se até o final do dia. Nessa época do ano as pessoas aproveitam para comprar seus presentes de Natal adiantado, ou apenas para aproveitar as promoções, porém os golpistas estão à solta! Eles aproveitam essa época do ano para enganar as pessoas de forma fácil, através de sites muito parecidos ou até mesmo iguais aos oficiais, colocando o preço lá em baixo e chamando muita atenção. Muitas pessoas as vezes nem param pra olhar se estão em um site  seguro ou oficial, mas é muito importante que se tome cuidado para não cair em um golpe! Por isso, neste post nós te damos dicas de como não cair em golpes pela internet e também a lista do Procon de alguns sites que devem ser evitados!

 

1ª dica – O site

Verifique primeiro a URL do site, para confirmar se ele é o verdadeiro! (Ex: www.tudogeek.com.br, provavelmente se ele fosse falso teria algo como isso: www.1tudogeek.com.br, ou até mesmo www.tudogeeknoticias.com.br). As vezes eles podem aparecer totalmente diferente do original!

olhando-url

 

2ª dica – Informações de contato

É importante verificar se existem informações de contato no site e se elas são verdadeira, como por exemplo: CNPJ, telefone, email e etc.

Se o site não possuir essas informações, é possível descobrir através do “www.registro.br” copiando e colando a URL do site “suspeito” no campo de busca.

contato

 

3ª dica – Pesquise sobre o site

Além de cópias falsas de sites, existem sites que talvez você não conheça, mas possui preços atraentes! Então antes de mais nada, pesquise sobre ele, saiba as opiniões das pessoas sobre o site e suas experiências! Uma forma fácil de descobrir se o site é seguro, é através do “Reclame Aqui“, lá você digita o nome do site no campo de busca e recebe informações de pessoas que compraram com a loja, além de uma reputação que a loja tem, segundo os consumidores!

reclame-aqui

 

 

4ª dica – Observe a criptografia da página

Quando se está efetuando o pagamento, você deve ser redirecionado a uma página segura e restrita, impedindo roubo de informações e serve também para saber se você não está caindo em um golpe!

– Mas como eu sei que ela é criptografada?

É muito simples, observe na barra de endereço do site que ele mudará de http:// para https://. Outra forma é observar uma imagem de um cadeado de segurança (geralmente no lado inferior direito da tela), clicando sobre ele, será aberta uma tela que conterá o nome da empresa e a validade do certificado, garantindo que o site é autêntico e que as informações trocadas nele são criptografadas.

criptografia

 

5ª dica – Procure por selos de classificação

Sites que possuem segurança, normalmente tem selos espalhados por ele, indicando que é seguro. Estes selos são facilmente falsificados, mas é possível descobrir se são oficiais clicando sobre eles, onde deverá abir uma tela com sua validação, com isso entre no site oficial do selo e confirme as informações!

site-seguro

 

Ainda resta dúvida de que o site é seguro?

O Procon fez uma lista contendo alguns sites que devem ser evitados por conterem reclamações de consumidores, que você pode conferir clicando aqui.

 

Se ainda mesmo depois de seguir todos esses passos, restar alguma dúvida, deixe nos comentários o site e as suas dúvida que tentaremos ajudar!

2 comentários

Deixe uma resposta