Morre Akira Toriyama, criador de Dragon Ball

0
66

Profundo pesar atinge a comunidade dos animes e mangás. Akira Toriyama, o responsável pela criação de Dragon Ball, faleceu em 1º de março e seu falecimento foi anunciado nesta madrugada de sexta-feira (8). Reconhecido como um dos mais influentes e queridos artistas da cultura pop, Toriyama nos deixou devido a complicações de um hematoma subdural, uma condição grave que ocorre entre o cérebro e o crânio.

Foi divulgado em um comunicado no portal oficial de Dragon Ball, a obra mais famosa do mangaka, que Toriyama seguia ativo e com novos projetos em andamento antes de seu falecimento inesperado.

“É com profunda tristeza que informamos que o autor de mangás Akira Toriyama faleceu no dia 1º de março devido a um hematoma subdural. Ele tinha 68 anos. É com grande pesar que percebemos que ele ainda tinha várias obras em andamento, com grande entusiasmo. Ele ainda tinha muitas outras coisas para conquistar. No entanto, ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte para este mundo. Graças ao apoio de tantas pessoas ao redor do mundo, ele pôde continuar suas atividades criativas por mais de 45 anos. Esperamos que o mundo único de criação de Akira Toriyama continue sendo amado por todos por muito tempo”, diz o comunicado.

Uma lenda da cultura pop

Akira Toriyama veio ao mundo em 5 de abril de 1955, em Nagoya. Ele começou seu caminho como escritor de mangás em 1977. Seus primeiros projetos, Awawa World e Mysterious Rain Jack, foram inscritos em um concurso da revista Monthly Young Jump, porém não chegaram a ser publicados naquela época. Foi somente em 1978 que Toriyama teve sua primeira história única publicada: Wonder Island.

Foi em 1980 que Toriyama conquistou grande prestígio como autor de mangás no Japão, antes mesmo de criar Dragon Ball. Sua obra Dr. Slump, lançada entre 1980 e 1984, fez enorme sucesso no país e alcançou a marca de 35 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, distribuídas em 18 volumes diferentes. Isso significa uma média de quase 2 milhões de exemplares vendidos a cada nova publicação.

Logo após finalizar Dr. Slump, Toriyama, já reconhecido como um dos principais autores de mangá do Japão, começou a lançar uma das obras mais influentes da cultura pop: Dragon Ball. Originalmente publicada no Japão de 1984 a 1995, a jornada de Goku conquistou fãs no mundo todo e, em 42 volumes, vendeu mais de 260 milhões de exemplares.

Até hoje, Dragon Ball é o quarto mangá mais vendido de todos os tempos, abaixo apenas de One Piece, com 523 milhões, Golgo 13, com 300 milhões, e Case Closed / Detective Conan (270 milhões). O sucesso da obra mais célebre de Akira Toriyama nos mangás se expandiu para o mundo dos animes. A primeira fase do mangá de Dragon Ball, focada na infância e adolescência de Goku, rendeu a adaptação de um anime de mesmo nome, exibido originalmente entre 1986 e 1989 pela Fuji TV e posteriormente exportado para o mundo inteiro. A adaptação de 153 episódios, porém, era só o começo.

Deixe uma resposta