Entrevista – Dune: Awakening: Uma Nova Era no Universo de Duna
Entrevista Exclusiva com Bruno Nunes, Diretor de Arte do Jogo
Durante a Brasil Game Show (BGS), o Portal Tudo Geek teve a oportunidade de entrevistar Bruno Nunes, diretor de arte de Dune: Awakening, um dos jogos mais aguardados do universo de Duna. O jogo, que ainda está em fase beta, promete expandir a narrativa conhecida dos livros e filmes, oferecendo aos jogadores uma nova perspectiva sobre a história que todos conhecemos. Bruno compartilhou detalhes intrigantes sobre o jogo, sua ambientação e o que os jogadores podem esperar.
Assista à Entrevista Completa
A História do Jogo: Um Universo Paralelo
Durante a entrevista, VagaNerd perguntou a Bruno sobre a linha do tempo em que Dune: Awakening se encaixa no universo de Duna. Bruno explicou que o jogo é um universo paralelo, uma interpretação alternativa do que conhecemos. “A mãe do Paul, a Jéssica, era suposto ter uma menina. Ela não obedeceu, decidiu ter o Paul. É um ‘e se’: e se o Paul não tivesse nascido e se a mãe não tivesse obedecido e tivesse sido a filha?” Essa premissa traz uma narrativa inédita que ainda não havia sido explorada.
Conflitos e Facções: A Dinâmica do Jogo
Um dos aspectos mais intrigantes discutidos foi o conflito central do jogo. Bruno mencionou que, ao contrário do que acontece na linha narrativa do primeiro filme, onde os Atreides são aniquilados pelo Harkonnen, Dune: Awakening mantém essa facção viva e atuante. “Neste universo paralelo, ainda existe o conflito entre os Atreides e os Harkonnen, ainda estão lá, ainda tão presentes, não foram aniquilados.” Essa abordagem permite uma exploração mais rica do universo de Duna, proporcionando aos jogadores mais facções para interagir.
A Importância dos Vermes da Areia
Os vermes da areia, elementos icônicos da saga, também foram um ponto focal da entrevista. VagaNerd questionou Bruno sobre como esses seres serão incorporados na narrativa do jogo. A resposta foi clara: “A sand worm tá lá para criar tensão. Ela cria tensão no filme, ela cria tensão nos livros, é um elemento natural.” Esses vermes não serão apenas decorativos; eles influenciarão a jogabilidade e a estratégia dos jogadores, exigindo que se preparem para as ameaças que eles representam. Bruno enfatizou que a presença dos vermes acrescenta uma camada extra de desafio ao jogo, tornando-o ainda mais imersivo.
Escolhas e Moralidade no Jogo
Outro aspecto interessante discutido foi a exploração das escolhas morais dos jogadores. VagaNerd questionou se o jogo testaria a ética do jogador, ao que Bruno respondeu que haverá um sistema de criação de personagens personalizáveis. “Tu escolhes logo à partida o que é que tu queres ser, de onde é que tu vens, ou que tipo de pessoa é que é.” Essa personalização permitirá que os jogadores desenvolvam suas habilidades ao longo do jogo, acrescentando uma nova dimensão às escolhas morais que enfrentarão.
Expectativa e Lançamento do Jogo
Por fim, Bruno revelou que a previsão de lançamento de Dune: Awakening é no início de 2025. O jogo está atualmente em uma fase beta com mais de oito mil jogadores participando dos testes. “Só vai vir ao público quando tiver sólido.” Essa dedicação à qualidade promete uma experiência de jogo mais refinada e envolvente.
Entrevista na integra
VagaNerd:
- Mais um dia de BGS. Eu tô aqui agora com o Bruno que é diretor de arte de Dune: Awakening, e ele vai poder falar com a gente aqui um pouco mais sobre o jogo. Acabei de testar ali, tá bem legal, tá no beta ainda, dá pra perceber na gameplay, mas tá muito legal, a jogabilidade já tá muito boa. Então eu queria agora tirar umas dúvidas com você um pouco mais sobre a história do jogo, como ele vai funcionar, tá bom Bruno?
- Eu queria saber em qual linha do tempo o Dune: Awakening ele se encaixa no universo de Duna?
Bruno:
- Dune: Awakening é um universo paralelo. É um take naquilo que nós conhecemos dos livros. A mãe do Paul, a Jéssica, era suposto ter uma menina. Ela não obedeceu, decidiu ter o Paul. É um “e se”: e se o Paul não tivesse nascido e se a mãe não tivesse obedecido e tivesse sido a filha? E nós focamos nisso, isso não tinha sido desenvolvido, essa narrativa não existia. Como disse, fizemos Dune: Awakening.
VagaNerd:
- E qual o conflito principal da história do jogo?
Bruno:
- Imagina assim: se nós tivéssemos seguido a linha narrativa do primeiro filme, Atreides tinha sido aniquilados pelo Harkonnen, não irias ter essa facção. Então, neste universo paralelo, ainda existe o conflito entre os Atreides e os Harkonnen, ainda estão lá, ainda tão presentes, não foram aniquilados. Ah, sem querer entrar muito em pormenores da narrativa, porque não vou contar a história, mas é um… é uma história que abre mais o leque de possibilidades. Então, continuas a ter mais facções, as duas facções que os jogadores querem jogar, com Atreides ou Harkonnen. Tem até um universo paralelo que ainda permite explorar esse conflito.
VagaNerd:
- Uma coisa que eu gostei ali na gameplay são os vermes da areia que a gente gosta. Como eles vão ser incorporados na narrativa do jogo? Eles realmente vão ser somente ali um papel simbólico ou eles vão realmente fazer parte da narrativa do jogo?
Bruno:
- A sand worm tá lá para criar tensão. Ela cria tensão no filme, ela cria tensão nos livros, é um elemento natural. Tá lá, é mais uma ameaça natural, e ela influencia a forma como tu te deslocas pelo mapa, influencia as tuas decisões. Tu não podes simplesmente atravessar um deserto se não estás preparado pra isso. Vais ser sempre lembrado que quando te aventuras na areia mais extensa, que ela te vai alcançar. Eu tenho jogar com isso, ela não é só algo cosmético, ela realmente vai-te apanhar e vai-te matar, obviamente, e vai consumir todos os teus recursos que estiver contigo se for apanhado pela sandworm. Perdes tudo, só ficam as cuecas.
VagaNerd:
- O jogo, ele vai explorar aquela questão que a gente já viu anteriormente de forçar as escolhas e testar a moral do jogador? A ética do jogador?
Bruno:
- Então, tens um character creation, que vocês aqui nesta build não tiveram acesso. Vocês simplesmente começaram já no deserto, mas tu tens um caráter que vais criar à tua imagem, é personalizável. Tu escolhes logo à partida o que é que tu queres ser, de onde é que tu vens, ou que tipo de pessoa é que é. É um trooper, é um Mentat, que é o quê? Já te ajuda a te seguir uma linha, mas não te prende isso. Tu podes ir desenvolvendo as tuas habilidades à medida que vais jogando o jogo e podes até ter interesse mais tarde em querer ser outra coisa, querer explorar a skill tree. Então podes ser um trooper e decidir “eu quero ser Mentat, afinal quero aprender a fazer isto”. E tens trainers, tens mestres que vão ensinar novas habilidades. Podes aumentar a tua skill tree até preenchê-la toda.
VagaNerd:
- Qual a previsão de lançamento pro público geral?
Bruno:
- A previsão do lançamento é início de 2025. Estamos agora em fase de beta, estamos a testar, estamos a submeter o jogo agora a um teste bem mais extenso com mais de oito mil jogadores, melhorar com o feedback. Vamos poder melhorar o jogo, tentar trazer o jogo mais sólido possível ao público, só vai vir ao público quando tiver sólido.
VagaNerd:
- E existe algum beta aberto ou todos serão fechados?
Bruno:
- Houve um beta que tinhas que fazer inscrição. Neste momento, estavam cerca de oito mil inscritos. Agora está a decorrer ou tá a decorrer ou há de correr em breve.
VagaNerd:
- Então acompanhem, porque no início de 2025 teremos o lançamento de Dune: Awakening, que eu testei aqui. O jogo tá fantástico, tá no beta ainda e já tá fantástico, então a versão final vai ficar incrível. Muito obrigado Bruno e uma boa feira para você.