De acordo com a pesquisa Game Brasil 2015 feita pela consultoria Sioux em parceria com a Blend, as mulheres representam quase metade dos jogadores de games no Brasil.
Conforme mostra a pesquisa, 47,1% dos jogadores brasileiros são mulheres, e 52,9% são homens. Em 2013, a mesma consultoria fez uma pequisa similar e o total do público feminino era de 41%, contra 59% do masculino.
Mesmo com a popularidade do mercado de games no Brasil, a pesquisa mostra que, a maioria, em ambos os sexos jogam de maneira mais casual, ou seja, dedicam poucas horas do seu dia a dia entretendo-se com jogos.
A pesquisa foi realizada online com 909 pessoas, em 25 Estados e o Distrito Federal, sendo a maior representatividade do Estado de São Paulo, com 37,7% dos participantes.
Segundo o estudo, o smartphone é a plataforma favorita utilizada pelos jogadores, ultrapassando o computador, líder na pesquisa em 2013, com 32% dos votos, seguidos por videogames com 31%, computadores com 28,9% e tablets com 7%.
Um fator determinante na escolha pelo smartphone é a mobilidade que os aparelhos oferecem, pois, de acordo com a pesquisa, 80% do uso para jogos ocorre durante os deslocamentos no trânsito.