O Xbox One mal mal foi lançado e o site iFixit, que já havia conseguido uma unidade antecipada resolveu desmonta-lo para apresentar o hardware do novo console da Microsoft.
Abrindo o aparelho
Para começar a explorar as entranhas do video game é necessário remover a carcaça. Normalmente, quase todos os produtos do mundo vêm com parafusos, mas o Microsoft resolveu fazer diferente no Xbox One. Não há um parafuso sequer, o que forçou a galera do iFixit a começar retirando a grade lateral que serve para o fluxo de ar.
Quando você tiver seu Xbox One e conseguir remover a tampa superior de plástico, você verá nada além de uma tampa metálica e alguns poucos cabos. Todavia, tendo essa estrutura em mãos, basta pegar algumas chaves para começar a remover os parafusos.
É importante retirar todos os parafusos e desconectar todos os cabos antes de explorar o conteúdo abaixo do chassi. Do lado de fora, há uma pequena placa e um alto-falante. Essa plaquinha contém o chip para conexão com redes WiFi.
Os componentes internos
Uma dúvida que muitas pessoas tinham era sobre as medidas excessivas do produto. Segundo o iFixit os principais elementos que tomam muito espaço dentro do console são a ventoinha e o drive óptico. O sistema de refrigeração grande é a aposta da Microsoft para evitar problemas enfrentados no passado.
Ao lado do cooler, você encontra o disco rígido do aparelho. A unidade dissecada pelo iFixit tinha um HD da Samsung. Agora, a pergunta que todos estão fazendo: é possível trocar o componente de armazenamento? Trocar é possível, mas se vai funcionar é outra história. É preciso levar algumas coisas em conta:
- Ao remover o HD, você perde a sua garantia;
- O disco rígido utilizado no Xbox One é de 2,5” do tipo SATA II (ou seja, é fácil trocar);
- Não há como ter certeza de que o video game reconhece um HD não-formatado, que estejam em outros formatos ou unidades de diferentes marcas e modelos.
Por fim, temos todos os componentes de processamento espalhados pela placa-mãe. Confira ai principais dispositivos do Xbox One.
- APU AMD com núcleos “Jaguar” + GPU AMD Radeon
- 16 módulos (totalizando 8 GB) de memória RAM Hynix do tipo DDR3
- Memória flash NAND eMMC Hynix de 8 GB (ajuda no boot)
- Circuito integrado para controle de energia
- Controlador de Ethernet (rede) da Realtek
- Circuito integrado para controle de tensão
No artigo do iFixit não há detalhes sobre o controlador de áudio e o componente responsável por cuidar do Kinect e dos controles, mas certamente eles estão em algum lugar da placa-mãe. O site deu nota 8 para o console numa escala de 0 a 10 para a facilidade de reparos no Xbox One.
Confira abaixo o video que desbrava esse novo e poderoso video game.