Windows 8.1 chegou, saiba tudo sobre a nova versão do sistema operacional da Microsoft

O update do Windows 8.1 foi liberado pela Microsoft na manhã desta quinta-feira (17) para usuários da versão anterior do sistema operacional, o Windows 8. A atualização traz a volta do botão “Iniciar” e uma série de melhorias em vários aplicativos. Porém, embora o software esteja chegando via download em mais de 230 mercados, a venda pela Internet foi adiada devido a novas regras de pagamento online no Brasil.

De acordo com informações da Microsoft, em breve a versão ‘full’ estará disponível online para download no site da companhia, porém não deram uma previsão para que isso aconteça.

Windows 8.1 e a volta do menu ‘Iniciar’.

Para usuários que já possuem o Windows 8, a nova versão pode ser baixada na Windows Store e instalada gratuitamente sem que nada seja alterado,  já atualização feita em um computador com o Windows 7, por exemplo, remove aplicações instaladas e mantém apenas os arquivos pessoais e pastas.

Quem pretende instalar o Windows 8.1 em um computador que roda versões anteriores ao Windows 7, é importante preparar um backup completo, pois nessas versões do sistema, a atualização não é suportada. O usuário precisará fazer uma instalação completa, isso mesmo, uma instalação do zero, que remove todos os arquivos, configurações e programas instalados.

O nova versão do sistema operacional mais usado no mundo está disponível em 37 idiomas em aparelhos novos como notebooks e desktops, além das tradicionais caixinhas com o software, vendidas no varejo nacional em mídia física.

Usuários de tablets Surface e outros modelos com Windows RT poderão atualizá-los online.

O Windows 8.1 traz diversas novidades e opções de personalização, mas o destaque, sem sombra de dúvidas, fica por conta da volta do botão “Iniciar” e da possibilidade de exibir a área de trabalho ao ligar o seu equipamento. A tela inicial conta com diversos tamanhos de blocos e também possibilidade de usar o papel de parede do desktop (área de trabalho) como imagem de fundo.

Novos aplicativos no padrão “blocos dinâmicos” foram adicionados ao sistema, são alguns deles: calculadora, alarmes, editor de vídeos e fotos, e outros. Os aplicativos atuais, como calendário e cliente de e-mail, receberam melhorias. O Skype substitui o aplicativo de mensagens e o SkyDrive, serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft, está ainda mais integrado ao sistema.

Tela do Windows 8.1 com ícones em tamanhos diferenciados.

 

O painel de controle foi adaptado para a interface nova e agora traz várias opções antes acessível apenas na área de trabalho. O navegador Internet Explorer foi atualizado para a versão 11 e agora conta com um novo gerenciador de downloads e possibilidade de sincronizar as guias abertas entre dispositivos, recurso muito útil para quem usa mais de um computador com Windows 8 ou possui um celular com Windows Phone 8.

O Windows 8.1 ganhou, ainda, melhorias na divisão de tela entre aplicativos. Na nova versão do sistema, o usuário pode dividir a tela ao meio e trabalhar com dois aplicativos ao mesmo tempo, simplesmente arrastando-o para as laterais da tela. Essa nova funcionalidade lembra o Aero Snap, recurso que continua presente na área de trabalho do software.

A loja virtual foi totalmente redesenhada e o novo design da Windows Store melhora a exibição dos aplicativos e torna mais fácil encontrá-los. Há novos layouts e categorias que permitem que o usuário esteja sempre por dentro das últimas novidades para download.

No Windows 8.1, os aplicativos serão atualizados automaticamente por padrão, mantendo assim o seu sistema com a última versão das suas aplicações. A Windows Store conta com cerca de 150 mil apps para as versões desktop e RT do novo software.

Versões em mídia física do novo Windows 8.1

Com relação ao preço, a nova versão do Windows, sai totalmente grátis para aqueles que já possuem o Windows 8 instalado em sua máquina, basta fazer o download sem nenhum custo adicional na Windows Store.

Para quem possui outras versões do sistema Windows, como Windows 7, Windows Vista ou Windows XP, estes devem pagar valores que vão de R$410 pelo Windows 8 ou cerca de R$699 pela versão Windows 8.1, valores referentes a mídias físicas, que já estão presentes em diversas lojas do setor.

Os usuários de versões anteriores, porém, não poderão fazer a compra do Windows 8.1 por meio de download no site da Microsoft em função de mudanças de cobranças em dólares.

Para você que não tem muita habilidade pra efetuar atualizações, segue um breve tutorial sobre como fazer para atualizar seu Windows 8 para o Windows 8.1.

No Windows 8, basta abrir a Loja de aplicações da Microsoft e clicar no banner que avisa sobre a disponibilidade do Windows 8.1 na Windows Store. O sistema será baixado como se fosse um aplicativo e quando o download terminar, um alerta informará sobre a necessidade de reiniciar o computador. Salve tudo que estiver fazendo e aguarde até que a atualização seja instalada, após isso o seu sistema está pronto pra ser utilizado.

Caso esteja usando uma versão anterior ao Windows 8, você deve baixar o assistente de instalação no site da Microsoft e executá-lo para saber quais dos seus programas são compatíveis e organizar seus dados antes de fazer a instalação. Dependendo da versão, você perderá seus aplicativos, configurações e arquivos pessoais. Se você está nessa situação, é indispensável realizar um backup completo antes de atualizar seu computador para o Windows 8.1.

Pra finalizar, segue abaixo um vídeo disponibilizado pela Microsoft, onde são destacados a customização dos blocos dinamicos e o novo menu ‘Iniciar’ do Windows 8.1.

[jwplayer player=”1″ mediaid=”1109″]