O PlayStation da Sony conquistou centenas de milhões de fãs em todo o mundo desde seu lançamento em 1994. Mas poucos sabem o quanto do sucesso do console pode ser atribuído a uma fábrica despretensiosa localizada do outro lado da baía de Tóquio.
Nos arredores de Kisarazu, um grande edifício branco se ergue sobre uma paisagem suburbana. Uma vez lá dentro, os visitantes são recebidos pelo zumbido de motores enquanto dezenas de robôs produzem perfeitamente consoles PlayStation 4.
Apenas alguns humanos estão presentes para lidar com algumas tarefas – duas para alimentar as placas-mãe e outras para empacotar os consoles acabados.
Uma das conquistas da fábrica é o uso de robôs para prender fios, fitas e outras peças flexíveis aos consoles. Vinte e seis dos 32 robôs da fábrica de Kisarazu são dedicados à tarefa, manejando com destreza os materiais que a maioria dos robôs consideraria muito exigentes.
Por exemplo, a conexão do cabo plano flexível, um cabo elétrico em forma de fita, requer um braço do robô para segurar o cabo e outro para torcer. O cabo precisa ser conectado em uma direção específica, usando a pressão certa, o que pode parecer simples para um ser humano, mas é uma manobra extremamente complexa para o robô.
Mas a montagem real é feita inteiramente por robôs articulados, fornecidos pela Mitsubishi Electric. A linha de 31,4 metros, concluída em 2018, tem a capacidade de produzir um novo console a cada 30 segundos.
A fábrica de Kisarazu é operada pela Sony Global Manufacturing & Operations, ou SGMO, o braço de fabricação do grupo. A unidade trabalhou com a Sony Interactive Entertainment para trazer tecnologias de ponta para as instalações.
“Provavelmente não há outro site que possa manipular robôs dessa maneira”, disse um engenheiro. Todo processo, até a embalagem final, é automatizado. A mistura de trabalho robótico e humano é minuciosamente otimizada com prioridade no retorno do investimento.
“Criei linhas de produção lucrativas“, disse Hiroyuki Kusakabe, arquiteto geral da SGMO.
O foco na produtividade remonta ao DNA original do PlayStation, lançado no Japão em dezembro de 1994. Teiyu Goto, criador do console original, concentrou-se em criar um sistema de jogos que se presta facilmente à produção em massa.
Goto teria empurrado os engenheiros no local de Kisarazu para melhorar a produtividade. A tecnologia de produção refinada foi então transferida para fabricantes contratados.
Quando um console chegar ao fim de sua vida útil comercializável, o modelo será inevitavelmente vítima da queda nas vendas e da concorrência de preços. As linhas de produção são capazes de manter a lucratividade graças a melhorias constantes.
O PlayStation 4, lançado em novembro de 2013, já vendeu mais de 100 milhões de unidades durante sua vida útil. Os assinantes de serviços de rede pagos abrangem 41,5 milhões de pessoas.
Os U$ 93 bilhões em vendas e alta taxa de lucros gerados pelo PS4 sustentaram as reformas estruturais introduzidas por Kazuo Hirai, que atuou como presidente e CEO de 2012 a 2018. O console agora forma o centro do nova Sony, junto com filmes, músicas e outros conteúdos.
O engenheiro Ken Kutaragi, apelidado de pai do PlayStation, defendeu o dispositivo, apesar das críticas de outros executivos. Vinte e cinco anos depois, a série se tornou o garoto propaganda do artesanato da Sony.
Mas não há garantia de sucesso futuro. Embora o PS2 tenha sido um sucesso quando foi lançado em 2000, quando o PS3 foi lançado em 2006, desistiu da participação de mercado no Microsoft Xbox. Diferentemente do passado, a próxima década no Sony Group dependerá de quão bem o PS5 será recebido, o que vai acontecer nesta temporada de festas de fim de ano.