Primeiras antenas 5G são ativadas em Curitiba

0
47

O prefeito Rafael Greca, o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o CEO da TIM Brasil, Alberto Griselli, se reuniram nesta terça-feira (5/4), no Palácio Iguaçu, para o anúncio da ativação das primeiras antenas 5G do Paraná.

Os equipamentos instalados em Curitiba, nas áreas do Parque Barigui e do Palácio Iguaçu, foram disponibilizados na frequência 2,3 GHz SA (Standalone) para que os clientes dessas regiões possam usufruir da tecnologia, que evoluirá com a chegada do 5G SA em 3,5 GHz a partir de junho, conforme cronograma da Anatel.

Prefeito Rafael Greca assina decreto nº 989 para regulamentação para Instalação das Estações de Transmissão de Radiocomunicação. Curitiba, 30/07/2019 – Foto: Daniel Castellano / SMCS (ARQUIVO)

“Curitiba saiu na frente para a implantação da nova tecnologia 5G. Em 2019, quando modernizamos a regulamentação para a instalação de antenas de telefonia, a cidade viabilizou e tornou mais rápida a operação do 5G, modelo que vai exigir até dez vezes mais antenas que o 4G. Agora começaremos a ver os resultados práticos, que abrem um mundo novo de serviços para a população”, disse o prefeito.

A faixa de 3,5 GHz, adquirida pela empresa TIM, será essencial para proporcionar alta velocidade e baixíssima latência para os usuários, e principalmente massificar e revolucionar a adoção de soluções da Internet das Coisas (IoT) em setores fundamentais para alavancar a economia do País.

“O Paraná vem se caracterizando por ser o berço da inovação no País e essa escolha por parte da TIM reforça o trabalho que estamos desenvolvendo ao longo desses mais de três anos. Essa ferramenta do 5G será essencial para novas conquistas e para aproximarmos ainda mais as pessoas”, afirmou o governador Ratinho Junior.

A parceria entre a Prefeitura e a empresa de telefonia vai oferecer uma série de soluções 5G para evolução do conceito de cidades inteligentes e a melhoria da vida dos clientes.

“A escolha de Curitiba como a primeira cidade do Sul a receber as antenas 5G Standalone da TIM reafirma nossa ligação histórica e cada vez mais consolidada com a cidade e com o Estado”, explicou Griselli.

Fonte: Curitiba

Deixe uma resposta