15 previsões corretas que Bill Gates fez em 1999, um verdadeiro viajante do tempo.

0
629

Bill Gates,  quem não o conhece? Pois bem, ela não é somente um bilionário filantropo e respeitado pioneiro da tecnologia. Ele também possui uma visão brilhante do futuro, tendo feito diversas previsões corretas sobre o mundo atual há quase 20 anos. Isto é, talvez ele seja um viajante do tempo.

As previsões estão no livro “A Empresa na Velocidade do Pensamento”, publicado por ele mesmo em 1999. Vamos lá?

Previsão 1

“Serviços automatizados de comparação de preços serão desenvolvidos, permitindo que as pessoas vejam os preços em vários sites”

Aplicativos e sites que comparam de tudo, desde preços de livros até voos, já existem há um bom tempo.

Previsão 2

“As pessoas carregarão pequenos dispositivos que lhes permitirão manter contato constantemente e fazer negócios eletrônicos de onde quer que estejam”

Os celulares de 1999 estavam longe dessa descrição, porém smartphones se tornaram uma parte essencial da vida de muitas pessoas hoje.

Previsão 3

“As pessoas pagarão suas contas, cuidarão de suas finanças e se comunicarão com seus médicos pela internet”

Serviços de banco online são hoje em dia extremamente comuns. Algumas plataformas também já permitem comunicação com médicos, como o WebMD.

Previsão 4

“’Acompanhantes pessoais’ serão desenvolvidos. Eles vão se conectar e sincronizar todos os seus dispositivos de maneira inteligente, estejam em casa ou no escritório”

Essa previsão, talvez foi uma das que demorou mais levou tempo para se concretizar, mas dispositivos como o Amazon Alexa e o Google Home foram criados justamente para conectar vários dispositivos em uma casa.

Previsão 5

“Imagens de vídeo constantes de sua casa se tornarão comuns, o que o informará quando alguém te visitar e você não estiver lá”

Muitas pessoas possuem câmeras de segurança em suas casas ou negócios, de fato.

Previsão 6

“Sites privados para amigos e familiares serão comuns, permitindo que você converse e planeje eventos”

Essa previsão soa como redes sociais. Mesmo que não seja exclusiva, é possível ter uma experiência única e personalizada, como por exemplo grupos no Facebook ou até mesmo no WhatsApp.

Previsão 7

“Software que sabe quando você reservou uma viagem e usa essa informação para sugerir atividades no destino”

O Google está por toda parte, às vezes de forma assustadora. Não é mesmo? Basicamente, os serviços online sabem quase tudo sobre nós hoje em dia, inclusive para onde vamos viajar.

Previsão 8

“Enquanto você assiste a uma competição esportiva na televisão, serviços permitirão que você discuta o que está acontecendo ao vivo”

Com certeza, os programas esportivos se tornaram muito interativos, muitas vezes engajando espectadores por redes sociais.

Previsão 9

“Os dispositivos terão publicidade inteligente. Eles conhecerão suas tendências de compra”

Mais uma vez, o tio Google. Quem já pesquisou qualquer produto nesse motor de busca sabe que vai receber inúmeras propagandas do mesmo por dias, até mesmo semanas.

Previsão 10

“A transmissão de televisão incluirá links para websites e conteúdos relevantes que complementam o que você está assistindo”

Realmente, programas de TV constantemente direcionam os espectadores a se engajarem nas redes sociais, conforme já foi comentado acima, ou a conferir links e sites relacionados à programação.

Previsão 11

“Residentes de cidades e países poderão ter discussões baseadas na internet sobre questões que os afetam, como a política local”

Quase todos os governos possuem plataformas e canais de comunicação pela internet.

Previsão 12

“As comunidades online não serão influenciadas pela sua localização, mas sim pelo seu interesse”

Interesses que costumavam ocupar pequenos públicos se tornaram mais amplos porque não estão mais restringidos a um local. A internet permite que pessoas com mesmos gostos e ideias se conectem através de comunidades online.

Previsão 13

“Os gerentes de projeto que desejam montar uma equipe poderão descrever o que querem online e receber recomendações para pessoas disponíveis que atendem às suas necessidades”

Serviços como LinkedIn, por exemplo, já fornecem essa interação entre candidatos a empregos e empregadores, oferecendo diversas informações que vão além de currículos físicos.

Previsão 14

“Da mesma forma, pessoas que procuram trabalho poderão encontrar oportunidades de emprego online declarando seus interesses, necessidades e habilidades especializadas”

Quando foi a última vez que você se candidatou a um emprego sem envolver e-mail, redes sociais, aplicativos online ou provas e entrevistas online? Seja sincero com sua resposta.

Previsão 15

“As empresas poderão receber ofertas de serviços, quer estejam procurando por um projeto de construção, uma produção cinematográfica ou uma campanha publicitária”

Essa previsão tem mais a ver com o modo como a economia funciona. Está se tornando comum em várias profissões o trabalho autônomo ou freelancer. Isso quer dizer que contratos independentes são pagos para trabalhos específicos, em vez de período integral.

Deixe uma resposta