Microsoft compra Mojang, produdora de Minecraft, por R$ 2,5 bilhões

Nos últimos dias, muito se falava que a Microsoft estaria se preparando para adquirir a empresa Mojang, desenvolvedora responsável pelo aclamado jogo de contrução Minecraft e a confirmação surgiu na manhã desta segunda-feira (15) com a publicação de um comunicado oficial pela Microsoft.

minecraft-logo

Com a confirmação da aquisição – que custou US$ 2,5 bilhões – a Mojang passa a fazer parte da Microsoft Studios ao lado de desenvolvedoras de peso como a Turn 10 (Forza Motorsport), Lionhead (Fable), 343 Industries (atual desenvolvedora da franquia Halo), entre diversos outros. De acordo com o comunicado, os investimentos pesados em tecnologias móveis e computação em nuvem deverão beneficiar os milhões de jogadores de Minecraft, que agora poderão contar com servidores mais rápidos e ferramentas de desenvolvimento mais poderosas, entre outros benefícios prometidos.

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, se mostrou animado com a aquisição: “jogar é a atividade mais frequente em diversos dispositivos, seus usuários se dedicam a essa atividade bilhões de horas todos os anos”. Ele prossegue: “Minecraft é mais do que uma grande franquia de jogos – é uma plataforma de mundo aberto, guiado por uma vibrante comunidade com a qual nos importamos muito. Queremos enriquecê-la com novas oportunidades para ela e para a Microsoft”.

O anúncio também foi feito pela própria Mojang no seu site oficial. Os fundadores da empresa – incluindo o criador do game, Markus “Notch” Persson – anunciaram sua saída da companhia e que não trabalharão para a Microsoft.

Ainda de acordo com o comunicado da Mojang, Notch “decidiu que não quer ser responsável por uma empresa de tamanha significância global” e apesar de ter tentado se dedicar a projetos menores, “a pressão de ser dono de Minecraft era grande demais”. “Trabalhamos em conjunto com a Microsoft desde 2012 e ficamos impressionados com a sua contínua dedicação com o nosso jogo e seu desenvolvimento. Estamos confiantes de que Minecraft continuará a crescer de maneira incrível”, finaliza.

A Microsoft também confirmou que o jogo continuará a ser suportado em todas as suas plataformas atuais, incluindo PC, dispositivos móveis e os consoles PlayStation.