Governadores debatem mais impostos sobre games

Governadores estudam aumentar impostos sobre venda de games para investir em segurança pública

Mais um capitulo sobre os impostos sobre jogos começou. Um grupo de governadores estuda taxar games para arrecadar mais recursos para a segurança pública. A estimativa é que seriam arrecadados até R$ 18 milhões caso tal medida seja aprovada.

De acordo com o jornal O Globo, a proposta foi apresentada por Wellington Dias, governador do Piauí, durante o Fórum de Governadores realizado em Brasília, no dia 8, um dos governadores que demostrou apoiar a medida foi o governador de São Paulo, João Dória.

“Nos pareceu uma sugestão bem-vinda, já que os jogos eletrônicos na internet não são taxados. Todos os jogos pagam imposto, não é razoável que o jogo eletrônico na internet, sobretudo realizado fora do Brasil, aconteça sem a aplicação de impostos. Um dos governadores fez essa sugestão e ela foi bem percebida pelos demais.”, comentou Dória.

Mas nem todos gostaram dessa ideia, como Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro, que não apoia o projeto por acreditar que o problema da segurança não é a falta de recursos, mas sim de gestão.

“Nós já gastamos demais com segurança. Se continuarmos discutindo as mesmas coisas, vamos seguir colocando mais dinheiro na segurança pública e não vamos obter resultado. O problema é de gestão. Não adianta querer gastar mais dinheiro em cima de algo que está ruim.”, disse Witzel.

Não se sabe como esse imposto seria e qual o seu percentual. Há cerca de 2 meses, o governo federal reduziu o IPI (Imposto sobre Produto Industrailizado) sobre os consoles. Antes disso, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca a isenção de impostos em jogos e plataformas fabricados no Brasil, mas que ainda tem de ser votada no Plenário.

De uma forma ou de outra a ideia parece ser algo absurdo, já tem que temos uma das maiores cargas tributarias do mundo e não pagamos barato por consoles, acessórios e jogos.