O AliExpress, site de comércio eletrônico que pertence ao Alibaba, maior varejista da China, abre seu primeiro ponto de venda físico no Brasil na ultima sexta-feira, 6. O local escolhido foi Curitiba. O Brasil está entre os cinco principais mercados da marca. Em parceira com a Ebanx, empresa de pagamentos, a loja será no estilo ‘pop-up’, como são chamadas as operações de comércio temporárias, cada vez mais comuns no varejo.
O espaço ficará no Shopping Mueller, em Curitiba, sede da Ebanx. É um projeto-piloto, de 30 dias, que vai servir para que consumidores se sintam “mais seguros para comprar produtos da China pela internet”, segundo André Boaventura, sócio da Ebanx.
O ponto da AliExpress será uma espécie de vitrine com produtos digitais, em um painel de 30 metros onde são expostos também itens físicos. O consumidor tem a oportunidade de analisar os objetos em uma tela interativa e escanear os objetos com QR Code, mas a compra é finalizada pelo celular. Curitiba foi escolhida por ser a sede da Ebanx, empresa que processa os pagamentos do AliExpress e de 150 marcas chinesas de e-commerce, Spotify e Airbnb.