Enquanto os fãs lotam os painéis com estrelas internacionais, o coração criativo do audiovisual brasileiro pulsa forte no Unlock CCXP, o evento de mercado paralelo à feira. No API Showcase, promovido pela Associação das Produtoras Independentes, e no painel do Prime Video, a narrativa foi clara: o Brasil possui histórias universais, talento robusto e uma estratégia global que está ganhando palco.
No showcase da API, a diversidade foi a regra. A Pé de Moleque Filmes (RJ) apresentou a expansão do universo Meu Nome é Maalum. Nascido de um livro sobre racismo, o curta circulou por mais de 250 festivais mundiais. Agora, evolui para uma série de animação na TV Rá Tim Bum, prevista para 2026, e até virou enredo de escola de samba mirim. “É a prova de que uma história muito brasileira pode circular pelo mundo”, disse a produtora Marcela Baptista.

Do Mato Grosso, veio um dos grandes vencedores do último Festival de Gramado: Cinco Tipos de Medo, da Plano B Filmes. O diretor Bruno Bini mergulhou na violência urbana de Cuiabá para criar um longa que já é considerado um marco regional. “Conseguimos o ‘prêmio da vida’, que é o reconhecimento da comunidade que inspirou o filme”, afirmou Bini. O lançamento nacional está previsto para maio de 2026, em 350 salas, com distribuição da Downtown.
Outros projetos brilharam, como a série documental “Pequenos Mestres”, que leva a cultura popular para crianças, e “O Prazer é Meu”, da Amana Cine, série sobre prazer feminino indicada ao International Emmy e feita majoritariamente por uma equipe de mulheres.

No Palco Thunder, o Prime Video reforçou seu compromisso com o mercado local, apresentando o panorama das produções originais brasileiras para 2026. O painel foi uma verdadeira celebração, com a exibição de cenas inéditas e a presença de grandes nomes do elenco.
A segunda temporada de Cangaço Novo, uma das maiores apostas da plataforma, teve cenas reveladas e data de estreia anunciada: abril de 2026. “A narrativa brasileira é o cerne da nossa visão”, afirmou Nicole Clemens, Vice-Presidente de Originais Internacionais do Amazon MGM Studios, durante o painel “Destravando a Narrativa Brasileira”.
O filme Corrida dos Bichos, uma distopia com direção de Fernando Meirelles e elenco estelar com Rodrigo Santoro, Isis Valverde e Anitta, também foi destaque, mostrando que o cinema nacional pode apostar em gêneros de grande orçamento e apelo popular.
A noite foi coroada com a apresentação do teaser da série documental Marília Mendonça: Sentimento Louco, que promete mergulhar na trajetória íntima e profissional da rainha da sofrência, celebrando seu legado imensurável.
Os dois eventos – Unlock CCXP e o anúncio do Prime Video – demonstram um ecossistema audiovisual brasileiro vigoroso, que vai muito além das produções sob encomenda de streamings. São projetos com identidade própria, que nascem de produtoras independentes de várias regiões do país e conquistam espaço tanto em festivais internacionais quanto no catálogo das maiores plataformas do mundo. O futuro do audiovisual brasileiro, como visto na CCXP, é plural, ousado e cheio de potência.









