Mais de 100 Mil Visitantes Marcam Presença no Maior Evento de Games da América Latina
A primeira edição da Gamescom Latam, versão latino-americana do maior evento de games do mundo, foi um sucesso absoluto, reunindo mais de 100 mil visitantes de mais de 70 países. Com 124 expositores e co-expositores de 66 países, além de mais de 700 estúdios e 200 publishers presentes, o evento se destacou como um marco na indústria de games na América Latina.
Números Impressionantes e Expectativas Altas para 2025
Realizada no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo, de quarta a domingo, a Gamescom Latam contou com ingressos esgotados para os dias de sábado e domingo. Para a edição de 2025, que ocorrerá de 30 de abril a 4 de maio, o evento promete ser ainda maior, dobrando seu tamanho.
Segundo Gustavo Steinberg, CEO da Gamescom Latam, o sucesso do evento superou todas as expectativas: “A Gamescom Latam mostrou a importância e a grandeza da indústria de jogos na América Latina. Dobramos o número de visitantes do BIG Festival do ano passado e esperamos um aumento ainda maior em 2025. Ano que vem estaremos em um novo lugar com o dobro do tamanho do que foi essa edição.”
Gerald Böse, CEO da Koelnmesse, também celebrou o sucesso da estreia no Brasil: “O grande sucesso da primeira Gamescom na América Latina demonstra a força da marca global. A Gamescom mostra um alcance impressionante em todo o mundo. Ela atraiu grandes multidões e os principais players da indústria. Como pretendido, a Gamescom Latam funciona para complementar perfeitamente o portfólio internacional da Koelnmesse, alcançando ainda mais o ecossistema de jogos. Estamos muito orgulhosos desta estreia no Brasil e esperamos muitos eventos que virão.”
Felix Falk, Diretor Geral da game – Associação Alemã da Indústria de Jogos e proprietário da marca da Gamescom, destacou: “O grande sucesso da Gamescom Latam deste ano é o primeiro passo impressionante para se tornar um dos maiores eventos globais da indústria de jogos. Foi emocionante para os fãs e frutífero para visitantes, empresas e parceiros internacionais. Graças a todas as equipes de todos os parceiros que fizeram um excelente trabalho nesta primeira edição.”
Beni Piatetzky, Diretor Geral da Koelnmesse Brasil, compartilhou sua satisfação: “Estamos extremamente contentes por esta primeira Gamescom Latam. O resultado foi acima da expectativa, tanto em visitação de público geral, como na área de negócios, sendo um marco para a indústria de games da América Latina. Tivemos feedbacks positivos de expositores internacionais, refletindo em renovações para edição 2025, nos dando ainda mais confiança de um evento grandioso no próximo ano.”
Pierre Mantovani, CEO da Omelete Company, complementou: “A realização da primeira Gamescom Latam foi um sucesso. Estamos felizes com os resultados. Entregamos um evento com grandes anúncios, parceiros e com o DNA da Gamescom, mas também focado no público latino-americano que marcou presença no evento. Para 2025, nosso foco é melhorar e continuar crescendo junto da indústria de games no continente.”
Eventos e Palestras de Destaque
A Gamescom Latam 2024 contou com 226 horas de conteúdo, incluindo 194 painéis liderados por 434 palestrantes. Entre os nomes de destaque estavam David Alpert, produtor de The Walking Dead e CEO da Skybound Entertainment; Chance Glasco, um dos criadores da franquia Call of Duty; Pawel Sasko, diretor associado de jogos da CD PROJEKT RED; Mike Foster, gerente sênior de contas globais da Sony Interactive Entertainment; e Tim Morten, CEO da Frost Giant Games, entre muitos outros.
Parcerias e Oportunidades de Negócios
O evento também se destacou como um importante polo de negócios, atraindo quase 2 mil profissionais de 66 países, representando 1.020 empresas. Ao todo, foram solicitadas 11.982 reuniões, com uma expectativa de mais de U$$ 200 milhões em novos negócios. A Gamescom Latam 2024 contou com 17 content partners, incluindo nomes como Atari, Bandai Namco, CipSoft, Epic Games, Fellow Traveler, Frost Giant Games, Google Play, Gravity, Honor of Kings, Nintendo, SEGA, Square Enix, Supercell, TecToy, Ubisoft, Warner Bros. Games e Whitethorn Games.
Cobertura Midiática e Impacto Global
Mais de 314 canais de comunicação de todo o mundo participaram do evento, além dos parceiros de mídia brasileiros e internacionais que acompanharam a Gamescom Latam, como IGN Global (EUA), Gamersky (China), Terra, IGN Brasil, The Enemy, Rádio Mix, PlayTV, Canal Woohoo, Meu Playstation, We Super OOH, 3D Juegos (México) e Cultura Geek (Argentina). De 26 a 30 de junho, 4 milhões de pessoas acompanharam o evento através das transmissões ao vivo, desde a Gamescom Latam countdown até os painéis liderados por palestrantes da indústria.
Resumo dos Principais Dados da Gamescom Latam 2024
- Mais de 100 mil visitantes de mais de 70 países.
- Cerca de 2 mil visitantes na área B2B, representando 66 países.
- 1.020 marcas presentes de 54 países.
- 73 expositores e 51 co-expositores.
- 47 espaços de experiência de parceiros.
- Mais de 200 publishers, sendo 76 publishers expondo conteúdo para o público final.
- Mais de 700 estúdios na área B2C e B2B.
- Mais de 400 jogos para testar e 81 lançamentos.
- 25 mil metros quadrados de espaço de evento.
- 16 áreas proprietárias.
- 226 horas de conteúdo programado.
- 434 palestrantes em 5 dias de evento.
- 4.724.215 visualizações das transmissões online nos canais oficiais (sem incluir conteúdos retransmitidos de criadores parceiros).
- Participação de mais de 1 mil criadores de conteúdo.
- 25 parceiros de mídia de 3 continentes.
- 314 canais de comunicação compareceram para cobrir o evento.
Apoio e Parcerias
Sob a chancela do Ministério da Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura, a Gamescom Latam contou com o patrocínio do Banco do Brasil, Sabesp, TNT Energy e apoio de diversas empresas e instituições, como essence cosmetics, O Boticário e Acer. A parceria B2B foi fortalecida pela Abragames — Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais, através do Projeto Brazil Games, em colaboração com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, ApexBrasil. A realização do evento foi organizada pela Omelete&Co, Koelnmesse, game, Gamescom Latam, SPcine, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Cidade de São Paulo, Associação Paulista dos Amigos da Arte, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Governo Federal. Novos patrocinadores e apoiadores serão anunciados em breve.
Sobre a Gamescom Latam
A Gamescom, o maior evento do mundo de computadores e videogames e a maior plataforma de negócios da Europa para a indústria de jogos, chegou também na América Latina. Em 2025, a Gamescom Latam acontecerá em São Paulo, Brasil, de 30 de abril a 4 de maio. O evento é organizado em conjunto pela Koelnmesse, Omelete Company, BIG Festival e licenciado pela game – Associação Alemã da Indústria de Jogos.
Sobre a game – Associação Alemã da Indústria de Jogos
A game é a associação da indústria alemã de jogos, representando todo o ecossistema de videogames, desde estúdios de desenvolvimento e editores até organizadores de eventos esportivos, instituições educacionais e outras entidades relacionadas. A game é coorganizadora da Gamescom, o maior evento de jogos de computador e videogames do mundo, além de ser acionista do Órgão de Autorregulação de Software de Entretenimento (USK), da Fundação para a Cultura de Jogos Digitais, da fundação de jogadores de esports, da devcom e da sociedade de gestão coletiva VHG, bem como coanfitriã do German Computer Game Awards. A game serve como ponto central de contato para a mídia, instituições políticas e sociais, oferecendo conhecimento abrangente em áreas como desenvolvimento de mercado, cultura de jogos e alfabetização midiática.
Sobre a Koelnmesse Brasil
A Koelnmesse Brasil é subsidiária da Koelnmesse GmbH, líder internacional na organização de feiras nos segmentos de jogos e entretenimento. Sediada em Colônia, Alemanha, a Gamescom é o maior evento mundial de jogos de computador e vídeo e a maior plataforma de negócios da Europa para a indústria de jogos. A Gamescom reúne jogadores apaixonados, visitantes B2B e expositores de todo o mundo, com uma abordagem eficaz, tanto presencialmente quanto digitalmente. Além do evento em sua sede em Colônia, a Koelnmesse está expandindo estrategicamente seu portfólio internacionalmente, com a Gamescom Asia em Cingapura fornecendo uma poderosa plataforma adicional para o mercado em rápido crescimento de jogos na Ásia-Pacífico.
Sobre a Omelete Company
A Omelete Company é líder em produção de conteúdo e experiência de entretenimento e cultura pop no Brasil. Criadora e organizadora da CCXP, maior festival de cultura pop do mundo, a Omelete Company se junta agora à Gamescom Latam, trazendo sua expertise e inovação para o evento de games mais aguardado da América Latina.